Dia histórico marca início da vacinação contra Covid também em Bento Gonçalves

Cerca de um ano após o início do trabalho de prevenção ao coronavírus em Bento Gonçalves, a primeira vacina contra a doença foi realizada, com o sentimento de esperança. A Técnica de enfermagem, Maria de Fátima Troian Comin, e a Enfermeira, Edna Navarro Correa foram às escolhidas para iniciar a imunização Município.

O ato foi realizado no Laboratório de Patologia e Analises Clínicas, no Complexo Hospitalar de Saúde.

Atuando na UPA desde 2005, Maria de Fátima, 52 anos, esteve na linha de frente da doença durante o período da pandemia. “Em nome dos profissionais que estão na linha de frente, nestes meses de pandemia. Meses muitas vezes de angustia, mas de dedicação, esperamos que este ato seja para que todos reconheçam o quanto é importante o papel dos profissionais da saúde. Agradeço a deus por ter cuidado de nós, dos pacientes e familiares. Eu estava na expectativa, e estou muito feliz em ter sido escolhida para iniciar este momento tão importante!”, destacou emocionada.

Enfermeira da UTI Adulto, e profissional do Hospital Tacchini, há mais de 10 anos, Edna Navarro Correa, 35 anos, destacou o sentimento de “gratidão por ter sido escolhida para ser vacinada representando a equipe do Hospital. Por ter passado dias nada fáceis, dias pesados, mas sempre com uma equipe unida desde o início da pandemia, sem medir esforços para ajudar, e cuidando com amor e carinho da população”, ressalta.

Nesta primeira etapa foram entregues ao Município, 1900 doses da vacina Coronavac. De acordo com o Plano Nacional de Imunização, 1358 doses serão encaminhadas aos profissionais na linha de frente em contato direto com o vírus, como pessoas que trabalham em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), centros de triagem e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Outras 450 doses aos idosos em lares de longa permanência e profissionais destes locais; e 92 para os indígenas.

Conforme a Secretária de Saúde, Tatiane Misturini Fiorio “Bento inicia hoje mais uma etapa contra o coronavírus, nossas equipes estão preparadas para este momento. Seguiremos o plano determinado pelo Ministério da Saúde. Estamos muito contentes em poder dar mais este passo”, destaca.

O Prefeito, Diogo Siqueira classificou o ato como histórico. “Há cerca de um ano realizávamos, junto com o Prefeito Pasin, a primeira reunião para planejar ações contra um vírus desconhecido. Foram meses intensos, de muito trabalho, estruturação do sistema de saúde, prevenção e cuidado com nossa população. O dia de hoje é um marco histórico na luta contra o coronavírus. A Maria e a Edna representam nossa população. E em nome delas quero agradecer cada profissional da linha de frente, cada um, que é heroi desta batalha”, disse.

As vacinas foram aplicadas pela coordenadora do Laboratório de Patologia e Analises Clínicas, Gicele Flores e pela Técnica de Enfermagem Elisangêla Meotti Keller.

 

Serviço:

O que: Campanha de Vacinação contra Covid-19- primeira dose

Quando: A partir de 19 de janeiro de 2020

Onde: Complexo de Saúde- UPA, Hospital Tacchini e instituições de longa permanência.

Quem pode vacinar:

Primeira fase: profissionais na linha de frente em contato direto com o vírus e idosos em lares de permanência e indígenas

Segunda fase: idosos de 70 a 74 anos, os de 65 a 69 anos, e as pessoas de 60 a 64 anos, que são grupo de risco.

Terceira fase: pessoas com comorbidades

Quarta fase: estão os professores, servidores das forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional.

(Plano sujeito a alterações pelo Ministério da Saúde)

 

 

Foto: Rafael de Albuquerque

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *