Bento recebe projeto piloto do Ministério da Agricultura

 

Bento Gonçalves recebe de 19 até 23 de outubro, a Semana Oficina de Trabalho para Orientação dos Serviços de Inspeção e das Agroindústrias participantes do projeto piloto do Ministério da Agricultura de ampliação de mercados de POA para consórcios públicos. As atividades serão realizadas na Fundação Casa das Artes, com todas regras de prevenção ao coronavírus estabelecidas no modelo de distanciamento controlado.

O evento foi captado após o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA), ser escolhido para participar do projeto piloto do MAPA, que inclui um processo de acompanhamento e formação, com orientações técnicas e capacitação dos médicos veterinários dos Serviços de Inspeção Municipal (SIM) e fiscalização de produtos de origem animal, visando a adesão dos consórcios ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA).

O SISBI-POA padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar. A iniciativa tem por objetivo orientar tecnicamente os consórcios públicos de municípios que buscam desenvolver seus serviços de inspeção de produtos de origem animal, visando ampliar o âmbito de comércio das suas agroindústrias de carnes, leite, pescados, ovos, mel e respectivos derivados.

De acordo com o coordenador do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA) da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Agricultura, Cristiano Selbach com a seleção, o Município irá ter seu serviço de inspeção equivalente ao do Governo Federal. Atualmente, o Serviço é equivalente à inspeção estadual. Assim, as agroindústrias de produtos de origem animal que hoje podem vender seus produtos no Rio Grande do Sul, com a nova equivalência passarão a poder comercializar em todo o Brasil. “O SIM de Bento Gonçalves é referência para todo o Estado e recebemos inúmeras visitas de municípios que buscaram conhecer o trabalho que é realizado na cidade. Participar desse projeto irá potencializar o que já é realizado no município”, destaca.

O número de estabelecimento registrados passou de 5 em 2017, para 17 em 2020.

O CISGA é constituído pelos seguintes municípios: Antônio Prado, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Coronel Pilar, Cotiporã, Fagundes Varela, Farroupilha, Garibaldi, Guaporé, Monte Belo do Sul, Nova Bassano, Nova Roma do Sul, Paraí, Pinto Bandeira, Santa Tereza, São Marcos e Veranópolis.

 

Confira a programação:

19 de outubro- segunda-feira

14 horas: Reunião inicial de sensibilização com todos envolvidos direta e indiretamente.

Público: Prefeitos, Secretários de Agricultura, médicos veterinários, auxiliares, representantes das agroindústrias, imprensa, outros interessados.

 

20 de outubro- terça-feira

08:30: O papel do Serviço de Inspeção dos Municípios consorciados e a obtenção do reconhecimento da equivalência para adesão ao SISBI-POA.

Público: equipe dos serviços de inspeção dos municípios (médicos veterinários e auxiliares).

14:00: O papel das agroindústrias e a importância dos autocontroles para garantia da qualidade dos alimentos com vistas a adesão ao SISBI-POA.

Público: equipes dos serviços de inspeção (médicos veterinários e auxiliares) e equipes das agroindústrias (proprietários, gerentes, manipuladores, etc).

 

Dias 21 e 22 de outubro

Visitas aos Serviços de Inspeção dos Municípios e às Agroindústrias.

 

Dia 23 de outubro- 08:30

Reunião de gestão do serviço de inspeção do CISGA sobre o andamento do Plano de Ação.

Público: Prefeitos, Secretários de Agricultura, médicos veterinários, auxiliares e equipe do CISGA.

Informações  cisga@cisga.com.br

 

 

Foto ilustrativa: arquivo Ascom

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *