COVID-19: Trabalho de apoio psicológico é reconhecido nacionalmente

 

Desde o mês de abril, a Prefeitura de Bento Gonçalves tem disponibilizado apoio psicológico para os profissionais da área da saúde que estão na linha de frente de combate ao novo Coronavírus e para a comunidade em geral. De forma conjunta, os serviços já atenderam 5.084 mil pessoas.

Promovidos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria da Saúde Mental, o atendimento psicológico e psiquiátrico já atingiu mais de 1.424 funcionários da SMS. Também é realizado em parceria com Numesc- BG, o Café com Escuta, que reúne especialistas para falar sobre temas relacionados ao assunto.

O trabalho realizado ganhou reconhecimento nacional e será apresentado no 4º Encontro Virtual IdeiaSUS/Fiocruz, que acontece na próxima quarta-feira, dia 14 de outubro, das 14h às 16h30. Somente Salvador(Ba) e Guarulhos(SP), também foram selecionados para apresentar as boas práticas. A iniciativa de Bento será apresentada a partir das 14:40 pela psicológa, Tatiane Baggio.

O Coordenador de Saúde Mental, Maurice Bouwary destacou que “o momento como este o qual estamos enfrentando, de pandemia, traz consigo a característica daquilo que é da ordem do novo, e com isto, potencializa um sentimento de vulnerabilidade e finitude, gerando muita angústia. Nós buscamos através deste espaço oferecer a nossa população um lugar de acolhimento, quer seja pela escuta, quer seja pela presença. Para os nossos trabalhadores da saúde, que vivenciam este ambiente de sofrimento diariamente, queremos cuidá-los para que possam continuar cuidando. E estamos muito felizes em ter essa prática reconhecida nacionalmente”, ressalta.

O evento reunirá profissionais do SUS, que estão na linha de frente da Covid-19, e pesquisadores que estão analisando as condições de trabalho dos profissionais de saúde no contexto da pandemia. O evento será transmitido pelo Canal da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz no Youtube.

O serviço está disponível de forma presencial na Unidade Básica de Saúde (UBS) Zona Sul, mediante agendamento, e online, por meio do Whatsapp. Além disso, as equipes realizam busca ativa dos profissionais, realizando o suporte psicológico por meio de contato telefônico.

Com relação à linha de apoio de psicológico para a comunidade, a iniciativa é promovida por meio do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) II. O canal de comunicação com a população é pelo telefone 3055-8523. Para os profissionais de saúde, o agendamento presencial é por meio dos telefones: 3055-7302 (UBS Zona Sul) ou (54) 99917-7243. O atendimento online é pelo (54) 99698-8199.

Mais informações, acesse www.ideiasus.fiocruz.br

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *