Setor de saúde bucal orienta sobre prevenção às cáries

 

Diante da pandemia do coronavírus, o Setor de Saúde Bucal da Secretaria Municipal da Saúde precisou reinventar maneiras de continuar o trabalho preventivo. Além da permanência das crianças em casa, as unidades de saúde precisaram por um período adotar medidas restritivas, atendendo apenas casos de urgência/emergência odontológica.

A coordenação do Programa passou a utilizar canais de comunicação entre equipe de saúde, escola e famílias. “Utilizamos uma ferramenta de fácil acesso às pessoas para divulgar breves orientações numa linguagem simples e de fácil entendimento. Estamos compartilhando conhecimento com os familiares por meio de mensagens. A partir de quando higienizar, como fazer, qual creme dental indicado e quanto utilizar”, destacou a coordenadora do setor Giovana De Bacco.

Alterações de cor, dente permanente nascendo por trás do dente de leite, conduta imediata em caso de acidentes domésticos (quedas, batidas na boca), incentivo à mastigação, também foram assuntos compartilhados com as famílias.

Com retorno das atividades escolares de educação infantil, foi dado suporte técnico da Secretaria de Saúde, adaptando a rotina de higiene bucal das crianças no ambiente escolar. “É um trabalho da Secretaria de Educação juntamente com a Secretaria de Saúde interessadas em promover a saúde das crianças com base na transmissão de conhecimento e informação”, destaca Giovana.

A coordenadora ainda apresentou um material com orientações e informações preventivas. O vídeo foi encaminhado pela 5ª Coordenadoria de Saúde para outros Municípios.

 

Foto: Giovana De Bacco 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *