Obras de reforma e ampliação de escolas seguem em andamento

 

Desde o dia 18 de maio, o Ensino Remoto, proposto pela Secretaria de Educação, é uma alternativa para mitigar a suspensão das aulas devido à pandemia do Coronavírus. A solução vem auxiliando na continuidade das aulas e a cumprir o calendário escolar para mais de 11 mil alunos da Rede Municipal de Ensino.

Em paralelo a Secretaria de Educação segue com 15 obras em andamento ou para licitação nas escolas do Município. As ações visam qualificar o espaço de ensino com a ampliação de escolas, construção de quadras, reformas estruturais, entre outras ações.  “É um ano diferente de adaptação, nossos alunos tiveram que trocar o ambiente escolar pelas suas casas. Mas, precisamos dar continuidade às obras em nossas escolas, e é o que estamos fazendo deixando o ambiente revitalizado para o retorno desses alunos. Ainda não temos uma definição estadual, mas estaremos preparados quando isso acontecer com toda segurança”, disse a Secretária Iraci Luchese Vasques.

Entre as obras estão a construção de duas novas escolas, que estão em processo licitatório uma no bairro Fátima para abrigar 120 alunos. Localizada na Esquina Raimundo Carvalho com Hermenegildo Poloni, a escola deverá ser no modelo de parceria público/privada, em que a Prefeitura entrega a estrutura, realiza a compra de vagas para o Município e a administração é privada. O valor da obra é R$ 2. 232.597,86.

Também está em processo licitatório a construção da nova sede da Escola Municipal Especial Caminhos do Aprender. O projeto de 647,49 m², na Rua Olinto F. de Freitas, no bairro Planalto irá unificar as ações de educação especial. O valor da obra é R$ 1.474.751,42. Atualmente a escola tem sede na Rua Xingú, bairro Planalto, e atende alunos autistas e surdos do Município. Com o novo prédio poderão ser atendidas mais crianças e adolescentes com ensino diferenciado.

Em 2019 a educação de Bento Gonçalves conquistou o segundo lugar no Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (IDESE) para Municípios acima de 100 mil habitantes. O ano também foi marcado pela abertura de duas novas escolas de Educação infantil. São elas: EMI Arquiteto Arielso Copat (Loteamento Santa Fé) e EMI Bom Pastor (Loteamento Bertolini), que juntas proporcionaram a abertura de 240 novas vagas.Bento Gonçalves também foi homenageada pelo Conselho Municipal de Educação pelos investimentos na Educação.

Em seis anos foram ampliadas em 75% as vagas de Educação Infantil, e 25% do Ensino Fundamental.Também foram inauguradas nos últimos anos a EMI Feliz da Vida, EMI Recanto Alviazul e a Primeira de Tempo Integral no São Roque – Profª. Nilsa Covolo Kratz. Além de ampliações nas Escolas.

 

Construção de duas escolas

Construção de uma escola de Educação Infantil Fátima -em licitação

EMEFE Caminhos do Aprender-Construção da escola- em licitação

 

Reformas e ampliações

EMEF Prof. Ulysses Leonel de Gasperi- Construção de um auditório – já concluída

EMEF Prof.ª Maria Borges Frota – CAIC Reforma do telhado do Prédio II e cobertura do ginásio- em licitação

EMEF Fenavinho-Reforma do telhado- em licitação

EMI Criança Feliz- Reforma do telhado- em licitação

EMI Arcos -Íris da Alegria- Substituição das esquadrias- já iniciou

EMEF Ernesto Dorneles Ampliação – um banheiro adaptado, um depósito e reforma da cozinha- já tem empresa vencedora

EMI Luz do Amanhã- Substituição das esquadrias- em licitação

EMEF Aurélio Frare-Cobertura de Quadra- já tem empresa vencedora

EMEF Ouro Verde-Cobertura de Quadra- já tem empresa vencedora

EMEF Dr. Tancredo de Almeida Neves-Reforma e ampliação da cozinha, refeitório e lavanderia- para ordem de início

EMEF Lóris A. Pasquali Reali-Cobertura de Quadra- já tem empresa vencedora

EMEF Prof. Ulysses Leonel de Gasperi-Cobertura de Quadra- em licitação

EMEF Prof.ª Noely Clemente de Rossi- Reforma da rede elétrica- em licitação

 

 

Foto: Laura Kirchhof

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *