Assinado contrato para construção do túnel de acesso norte

 

Nesta quarta-feira, 01 de julho, o prefeito Guilherme Pasin assinou o contrato para construção do Túnel de acesso norte, no bairro São João. Uma obra de importante relevância, pois irá promover a interligação entre os bairros, dando mais segurança para população e facilitando a trafegabilidade do trânsito, que recebe mais de oito mil veículos diariamente. Em virtude da pandemia do Coronavírus, a assinatura foi realizada com transmissão ao vivo pelo facebook e cumprindo todas regras de distanciamento e utilização de máscara.

Na ocasião, a diretora-adjunta do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPURB), Melissa Bertoletti Gauer apresentou o projeto construtivo. A obra compreende a sinalização, terraplenagem, contenção, bueiros e dispositivos de drenagem, pavimentação de trechos, passeio público, iluminação e paisagismo.

A profundidade da obra será de 5,5 metros, sendo duas pistas de tráfego com quatro metros cada e passeio em ambos os lados. Deverão ser escavados aproximadamente 30.000,00m³, o que corresponde a 3.000 viagens com caminhões, e serão necessários 1.958,33m³ de concreto, cerca de 280 caminhões.

O túnel será responsável pela ligação do Bairro São João ao centro da cidade, sem interferir no tráfego da rodovia. “Além de uma obra de mobilidade urbana, é obra de mobilidade humana, porque vai beneficiar quem trafega pelo local, com passeio público, iluminação, segurança. Com muito orgulho agradeço todos. Bento Gonçalves entra para história com essa obra”, destacou o diretor do IPURB, Vanderlei Mesquita.

Para o secretário de Governo, que responde pela Secretaria de Viação e Obras Públicas, Carlos Quadros é um “sentimento de alegria, entusiasmo, satisfação por ver a conclusão deste projeto. Uma obra que tem objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas. Um obra para toda população. Estamos passando por um período de muitos desafios, que com equilíbrio, responsabilidade e determinação conseguiremos vencer”, salientou.

O presidente da Câmara de Vereadores, Rafael Pasqualotto destacou que o momento abre oportunidades para obras maiores na cidade. “Assinamos a viabilidade de obras deste porte no Município, grandes ligações viárias e melhoria de acesso na cidade. Parabéns para todos que lutaram para que isso hoje fosse realidade. Demonstraram com transparência este projeto e a comunidade pode celebrar em breve o início desta obra”, frisou.

A intervenção faz parte do Programa FINISA – Modalidade Apoio Financeiro da Caixa Econômica Federal e terá o investimento de R$ 9.594.925,27. A obra será realizada pelo Consórcio Túnel Bento Gonçalves com as empresas ENGEDAL e Continental com previsão de conclusão em oito meses, contados a partir da ordem de serviço.

“Uma cidade que é desenvolvimentista por essência, avançada por conceito, interage com setores econômicos, mas no processo de avanço era muito tímida. Falar de túnel, hospital público parecia se motivo de descrença da população. Quando propusemos fazer algo deste porte, sabíamos que iriamos passar por fases difíceis, e era natural, com essa obra ultrapassamos a condição. Com apoio da comunidade hoje temos um Complexo de Saúde e agora assinamos o que será o início do túnel de acesso norte”, ressaltou o prefeito Guilherme Pasin.

Estiveram presentes o vice-prefeito, Aido José Bertuol, líder de Governo na Câmara de Vereadores, Eduardo Vírissimo, vereadores Volnei Christófoli, Amarildo Lucatteli, Marcos Barbosa, Sidinei da Silva, Valdemir Marini, Gilmar Pessutto e Jocelito Tonietto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *