Livro aborda a vida e a obra da pintora barroca italiana Artemisia Gentileschi

Com previsão para o início de julho deste ano, o livro “Artemisia Gentileschi – Trajetória biográfica e representações do feminino (1593-1654)” já nasce como uma obra de referência sobre a pintora italiana barroca. Fruto de anos de pesquisa de mestrado e doutorado da autora Cristine Tedesco, o livro traz novas luzes sobre o papel das mulheres dentro da história das Artes Visuais. Sua genialidade e criatividade sempre estiveram presentes nos movimentos artísticos que a humanidade testemunhou. O livro já está à venda na Dom Quixote Livraria & Cafeteria.

No livro, a vida pessoal e profissional de Cristine Tedesco se convergem neste resgate sobre a presença criadora feminina nas Artes Visuais: “pergunte a alguém nomes de artistas desta área célebres. A resposta quase sempre será de nomes masculinos. Provavelmente irão lembrar de Frida Khalo, Tarsila do Amaral. E as outras?”, se questiona. Apesar de seus nomes constarem em bibliografias, nunca tiveram uma atenção devida, com exceção daquelas que conseguiram se impor e transcender o cânone.

Tedesco teve seu primeiro contato com a obra de Artemisia em 2010: “nessa época eu estava no último semestre do curso de História da UCS. Durante minha trajetória na graduação fui me interessando por História de Mulheres, uma área com muitas lacunas no que se refere ao conhecimento histórico”.

De acordo com o secretário de Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, “estamos curiosos para ver o livro da Cristine Tedesco. Sua trajetória profissional está na vanguarda na divulgação e fomento das Artes Visuais no município. E agora nos traz uma obra com um profundo conhecimento sobre uma mulher pintora que possui um talento que preciso ser descoberto por todos”.

Imagens: Divulgação/Cristine Tedesco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *