Município determina o fechamento de shoppings, pubs, academias e salões de beleza

Novo decreto foi divulgado pelo prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, nessa quarta-feira, dia 18, após a confirmação do primeiro caso de coronavírus no município

O primeiro caso de coronavírus em Bento Gonçalves foi confirmado nessa quarta-feira, dia 18. Trata-se de um homem de 63 anos que apresentou sintomas da Covid-19 e foi procurar atendimento no Hospital Tacchini. Ele havia voltado recentemente de uma viagem ao Paraguai.

Com essa notícia, o prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, afirmou ser necessária a adoção de medidas mais duras no município. Desta forma, ainda na noite de quarta-feira, Pasin lançou o terceiro decreto para prevenir o contágio pelo novo vírus. Entre as medidas, está a determinação do fechamento de “shopping centers, salões de beleza, barbearias, casas noturnas, pubs, bares noturnos, boates e similares, casa de festas, academias de ginástica e correlatas, cinemas, clubes sociais, salões comunitários, atrações, passeios, parques temáticos, varejos e demais estabelecimentos com viés turístico”.

Em relação aos estabelecimentos comerciais, o decreto determina um horário especial de funcionamento, sempre a partir das 10h, até o dia 5 de abril.  A exceção é para as farmácias, supermercados, postos de combustíveis e distribuidoras de gás.

Para os estabelecimentos como restaurantes, padarias, lanchonetes, refeitórios industriais e similares, é obrigatória a adoção de medidas como: reduzir o número de mesas até 50% da capacidade máxima prevista no alvará de funcionamento ou PPCI e fazer a utilização, se necessário, do uso de senhas ou outro sistema eficaz, a fim de evitar a aglomeração de pessoas dentro do estabelecimento.

O decreto ainda determina o cancelamento de eventos como “bailes, festas comunitárias, bingos e demais eventos sociais, culturais e esportivos, realizados em locais fechados ou abertos que tenham aglomeração de pessoas”.

Em relação ao transporte coletivo, o horário de funcionamento será de segunda-feira a sábado, somente até as 20h. Aos domingos não haverá transporte coletivo.

Ainda, fica determinado que os velórios “sejam realizados em locais com grande ventilação, adotando as medidas de higienização e assepsia, evitando-se grandes aglomerações”.

Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *