Sala do Empreendedor Digital deverá reduzir processo de abertura de microempresas em Bento

Lançamento da nova plataforma digital foi realizado na manhã de terça-feira, dia 19

Durante o Encontro de Profissionais Contábeis, realizado na manhã desta terça-feira, dia 19, o município lançou a “Sala do Empreendedor Digital”. A novidade é uma plataforma online que reunirá todos os serviços necessários para a gestão de uma microempresa individual, além de outras modalidades de empreendimentos. De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Silvio Bertolini Pasin, a ferramenta poderá reduzir a abertura de uma empresa em até 24 horas. “Não será necessário ter uma pessoa específica para vir até aqui. Fizemos um planejamento de estruturação a médio e longo prazo, para que a Sala do Empreendedor seja algo que fique para o bem da comunidade empresarial”, declarou.

O portal inclui orientações sobre alvará de licença e localização; inscrição municipal; alvará sanitário; licenciamento ambiental; estudo de impacto de vizinhança; notas fiscais de serviços; benefícios referentes à lei de incentivo fiscal; unidade de atendimento regional do Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-RS).

De acordo com a prefeitura, além de retirar a necessidade do deslocamento e possibilitar a emissão de documentos e assinaturas de forma digital, a plataforma ainda possibilitará a criação de um banco de dados – que poderá ser utilizado por todos os órgãos municipais. Ainda, haverá eliminação de espaço físico para uso de arquivo morto; redução de custos de cópias e diminuição de impressos.

A ferramenta digital pode ser acessada pelo link.

Fotos: Eduarda Bucco