Prefeitura prevê mil castrações gratuitas em 2020

Período para inscrição dos animais inicia nesta quarta-feira, dia 15, e segue até o dia 30 de janeiro

As inscrições para as castrações gratuitas de cães e gatos teve início nesta quarta-feira, dia 15, e seguirá até o próximo dia 30 de janeiro. De acordo com a prefeitura, neste ano estão previstas em torno de mil castrações, com foco em fêmeas. Os cadastros serão realizados para determinadas áreas do município, levando em consideração fatores epidemiológicos, sociais e demográfico dos bairros.

O tutor ou responsável pelo animal interessado em se inscrever deverá entrar em contato com a Vigilância pelo (54) 3055-7265. A cirurgia é simples e consiste na retirada do útero, trompas e ovários, a partir dos seis meses. A recuperação do animal acontece, em média, em uma semana.

A fila de espera para o procedimento gira em torno de 900 animais. Em 2019, foram realizadas 1.102 castrações, 4% a mais do que o ano anterior. O programa envolve animais cadastrados e aqueles encaminhados por protetores independentes e ONG’s, resgatados da rua. “No ano que passou, esse tipo de caso representou cerca de 30% das castrações”, destacou a coordenadora do setor, Simone Menegotto.

Foto: Reprodução