Panorama Socioeconômico aponta aumento de 14% nas exportações de móveis em Bento

Material produzido pela UCS e publicado pelo CIC-BG será apresentado na próxima segunda-feira, dia 25

Reunindo informações sobre o perfil econômico de Bento Gonçalves no último ano, a 48ª edição da Revista Panorama Socioeconômico será apresentada na próxima segunda-feira, dia 25 de novembro. O material é produzido pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e publicado pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG).

Alguns dados antecipados pelo CIC mostram que o município apresentou melhoras em todos os setores durante o ano passado. Em destaque, está o aumento de 14% no número de exportações de móveis – item responsável por mais da metade das exportações do município. Também houve crescimento de 11,3% no número de importações, o que “demonstra que as empresas se preocuparam em investir, principalmente importando máquinas e artigos de metal”, avalia a professora doutora da UCS Cíntia Paese Giacomello, uma das responsáveis pela análise dos dados.

Responsável por quase 60% do faturamento do município, o setor da indústria apresentou crescimento real positivo, de 1,8% – pela primeira vez desde 2014. “Outros setores, como comércio e serviços, que também vinham sofrendo com a crise econômica, apresentaram em 2018 variações reais positivas maiores, de 3,6% e 6,8%, respectivamente”, revela a professora.

A revista ainda aponta que, entre 2017 e 2018, houve crescimento de 13% no número de empregos formais na área da construção civil. Outro crescimento nesse âmbito também foi observado na administração pública, no comércio e nos serviços. A indústria, por outro lado, acusou decréscimo de 1%.

Nesta edição, o material ainda traz dados do primeiro semestre do ano corrente – de 2019. De acordo com os dados, os setores da indústria moveleira, metalmecânicas e fabricantes de alimentos, de bebidas, de produtos de borracha e de material plástico registraram crescimento em relação ao mesmo período do ano passado.

Quem tiver interesse em participar da apresentação da Revista pode fazer sua inscrição no site do CIC-BG, pelo valor de R$ 20,00. Mais informações pelo fone (54) 2105.1999.

Foto: Divulgação