IFRS campus Bento Gonçalves abre inscrições para curso de “Língua Portuguesa para Imigrantes e Refugiados”

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) campus Bento Gonçalves está com inscrições abertas para o curso de extensão “Língua Portuguesa para Imigrantes e Refugiados”. Quem tiver interesse deve comparecer no campus no dia 2 de agosto, quinta-feira que vem, às 19h, para participar do processo de seleção. Caso o número de inscritos ultrapasse o limite de vagas oferecidas, será realizado um sorteio.

A capacitação é totalmente gratuita e terá início no dia 9 de agosto, sempre às quintas-feiras, a partir das 20h30, na sede do Instituto (avenida Osvaldo Aranha, 540, bairro Juventude da Enologia).

Para efetivar a inscrição, o interessado deve apresentar CPF (Cadastro de Pessoas Físicas), Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) e Passaporte.

O curso de Língua Portuguesa para Imigrantes e Refugiados é oferecido no campus Bento Gonçalves desde 2012, tendo ao menos uma turma por ano. De acordo com o Instituto, a capacitação visa facilitar a inserção dessas pessoas nessa nova comunidade. “E isso vai muito além de se comunicar melhor e buscar uma colocação no mercado de trabalho. Também se enquadra para coisas mais básicas, como ir ao supermercado e saber tirar dúvidas, construir amizades com pessoas que falam o português, entre outros”, esclarece o diretor de extensão do campus, Daniel Clós Cesar.

Ainda segundo Daniel, o curso tem muita procura e uma grande aceitação por parte dos imigrantes e refugiados. “Os próprios alunos que terminam o curso indicam para parentes ou conhecidos que recém chegam no país”.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3455.3209.

Imagem: Divulgação/IFRS Bento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *