Com assinatura de edital, PPP da Iluminação Pública deverá ser implementada no início de 2020

Troca dos 14.908 pontos de luz do município por lâmpadas de LED deverá proporcionar uma economia de quase 50%

O edital para a Parceria Público-Privada (PPP) da Iluminação Pública foi assinado na manhã desta terça-feira, dia 12, no Salão Nobre. Pioneiro no estado, o projeto prevê a troca integral dos 14.908 pontos de luz de Bento Gonçalves, por lâmpadas de LED, visando economia, maior segurança, eficiência em manutenção e modernidade. De acordo com o Secretario de Desenvolvimento Econômico, Silvio Pasin, a PPP proporcionará quase 50% de economia aos cofres públicos. “É muito bom trabalhamos num projeto dessa magnitude, principalmente quando nós pensamos na comunidade a médio e longo prazo”, afirmou.  

Agora, as empresas interessadas deverão se inscrever até o dia 30 de dezembro, quando serão abertas as propostas. Em seguida, será assinado o contrato e, num prazo de, aproximadamente, 30 dias, o projeto começará a ser implantado.

O primeiro passo será a instalação do Sistema de Controle de Operação e troca de 20% da luminárias atuais. “Em dois anos devemos estar com 80% da iluminação já instalada”, acredita Silvio Pasin.  Ainda segundo o Secretário, sem a PPP o poder público levaria cerca de dez anos para a troca de todos os pontos de luz.

Além da economia, a prefeitura tem destacado o potencial de embarcação de novas tecnologias com o novo sistema de iluminação. Entre elas, estaria a implementação de sinaleiras inteligentes, que identificariam o fluxo de veículos à noite, evitando que motoristas fiquem parados em sinaleiras quando não há movimento. As novas lâmpadas também permitirão uma iluminação mais eficaz, que auxiliará numa melhor visibilidade de câmaras de monitoramento, por exemplo, além de facilitar o trabalho de órgãos de segurança.

Por meio do sistema de telegestão, os pontos de luz poderão ser acompanhados em tempo real, facilitando o trabalho de manutenção. Atualmente, apenas 1,8% pontos de luz no município contam com luminárias de LED.

O período de vigência da PPP será de 25 anos, o que incluirá novas instalações de pontos de luz conforme o crescimento do município.

Fotos: Eduarda Bucco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *