Apaixonada por gastronomia, Chef Maria Zélia revela receita especial para o Natal

Há 12 anos em Bento, a carioca trouxe na bagagem o amor pela cozinha, levando receitas saborosas e repletas de afeto aos bento-gonçalvenses

– “O que a gastronomia pode despertar nas pessoas?”

– “Afeto.”

A carioca Maria Zélia Cabral veio a Bento Gonçalves há 12 anos e trouxe consigo sua maior paixão: cozinhar. A chef trabalhava como bancária em Niterói, mas sempre teve a culinária como um hobbie. Foi na Capital do Vinho que a profissional percebeu que cozinhar poderia ser mais do que apenas um entretenimento.

Formada em Gastronomia pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), Maria Zélia tem feito cursos com frequência, tornando-se especialista em culinárias diversas, como nordestina, carioca e italiana. “Eu comecei fazendo jantas particulares, para dez a vinte pessoas. E eles nunca reclamavam, sempre adoravam minha comida. Então decidi me especializar”, recorda.

Atualmente, a profissional realiza consultorias durante o dia e trabalha como chef de cozinha à noite, num restaurante localizado na Planalto. Além disso, sempre arruma um tempinho para atender os admiradores de sua comida. “Tenho um programa na rádio e os ouvintes sempre pedem receitas. Estão sempre interagindo. E eu não faço por dinheiro, faço por amor. Quando eu tiver um tempinho, eu respondo, tiro dúvidas, mando áudio explicando sobre alguma receita… é paixão!”, declara.

Para este Natal, a chef separou uma receita especial ao Jornal dos Bairros, comum na mesa dos cariocas, paulistas e até dos norte-americanos. A famosa rabanada é uma sobremesa feita com pão, que combina com o clima natalino que permeia as famílias durante o final de ano. “Toda vez que eu faço, quem come gosta”, garante.

Para Maria Zélia, cozinhar não é considerado um trabalho e, sim, uma forma de amar as pessoas. “Eu acho que quem não gosta de cozinhar e não tem esse prazer não deveria entrar na cozinha. Porque cozinhar é afeto. E eu amo muito cozinhar!”.

Rabanada Natalina

2 pães baguete

1 leite condensado

6 ovos

3 colheres de canela em pó

1 litro de leite 

1 xicara de chá de açúcar

Óleo para fritar

Modo de fazer

Corte o pão em fatias grossas. Molhe no leite misturado com o leite condensado. Aperte um pouco para sair o excesso e molhe no ovo batido. Retire o excesso e frite. Coloque no papel toalha e, depois de fria, passe na canela com açúcar. Leve para gelar. 

Quem tiver dúvidas ou quiser alguma dica da chef, pode entrar em contato pelo WhatsApp, fone (54) 99682-9938, ou pela Fan Page no Facebook: Cozinhando com Maria.